Parceria entre CNA e Banco do Brasil vai facilitar acesso ao crédito rural

João Martins, presidente da CNA, e Rubem Novaes, presidente do Banco do Brasil. Foto: Wenderson Araujo/Trilux

“O programa de crédito rural orientado que estamos assinando com o Banco do Brasil impulsionará a concessão de crédito no País, sobretudo para os pequenos e médios produtores”, afirmou o presidente da Confederação da Agricultura de Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, nesta quarta-feira, em Brasília, durante evento que formalizou uma parceria inédita entre as entidades.

Além de Martins, o diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Carrara, e o presidente do BB, Rubem Novaes, assinaram o termo de cooperação que facilitará o acesso do produtor rural às linhas de financiamentos de custeio e investimento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

No discurso, o presidente da CNA apresentou dados do Censo Agropecuário 2017, que mostram a baixa procura dos produtores por crédito rural no Brasil. Apenas 15,46% utilizaram como opção de investimento ou custeio. Isso acontece, disse João Martins, por desinformação e falta de assistência técnica confiável na hora de contratar o financiamento.

“O tripé do desenvolvimento econômico das pequenas e médias propriedades rurais passa por garantir uma assistência técnica de qualidade para o produtor, por simplificar o acesso ao crédito rural e por modernizar as relações de compra de insumos e venda da produção”, destacou o presidente.

“Por sinal, esta será a próxima grande ação da CNA e federações. Nos próximos meses, apresentaremos aos produtores rurais uma nova ferramenta para facilitar o acesso a canais de comercialização diferenciados.”

O presidente do BB, Rubem Novaes, ressaltou a importância da parceria com o Sistema CNA/Senar e afirmou que o banco responde por mais de 60% do crédito agrícola, principalmente o que é destinado ao pequeno produtor rural.

De acordo com os termos da parceria, os técnicos de campo que já atendem os produtores com a metodologia de Assistência Técnica e Gerencial do Senar nas mais diversas regiões do país, também irão orientá-los na elaboração do projeto para acesso aos recursos do Pronaf.

“Nosso grupo de técnicos possui um conteúdo de gestão muito amplo para tomar essa decisão junto ao produtor rural. Ou seja, não se faz investimento em tecnologia se não tiver previsão de que essa tecnologia vai aumentar a renda do produtor”, disse Daniel Carrara, diretor-geral do Senar.

A parceria prevê ainda uma análise prévia, por parte dos técnicos das federações de agricultura estaduais e sindicatos rurais, da documentação necessária para a contratação do crédito. “Caberá agora aos nossos técnicos aprender a usar o modelo do Banco do Brasil e dar entrada na documentação que será facilitada com o produtor já sendo assistido e tendo um diagnóstico prévio do seu negócio”, ressaltou Carrara.

“O Banco do Brasil iniciará a capacitação desses profissionais na próxima semana”, informou o vice-presidente de Agronegócios e Governo da instituição, João Rabelo.

“Primeiro iremos treinar os supervisores da assistência técnica do Senar sobre os documentos necessários, explicando como é o rito da tomada de crédito, e eles serão multiplicadores, fazendo chegar até os técnicos de campo”, afirmou Rabelo.

“Fiquei encantado com o esse modelo de assistência técnica, porque mapeia as características do produtor e vai nos permitir entregar o crédito na hora e no montante mais adequado para ele”, completou o vice-presidente.

O evento contou ainda com a presença de gerentes do Banco do Brasil e de presidentes das federações de agricultura dos estados e de sindicatos rurais.

 

Fonte: CNA

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp