Com o fim do vazio sanitário, os agricultores de Mato Grosso se preparam agora para o plantio da soja. As chuvas, por enquanto, foram bem localizadas, então muitos agricultores ainda estão aguardando um momento melhor. Praticamente todos os insumos e sementes necessários para a safra já estão comprados e as máquinas estão levantando poeira. Depois da colheita das lavouras de segunda safra, é hora de preparar o terreno para o cultivo da soja.
Nas principais regiões produtoras de Mato Grosso, o trabalho já é intenso. O agricultor Alexandre Lopes vai plantar 600 hectares em Campo Verde, sudeste do estado, o dobro do que cultivou o ano passado. Enquanto a roçadeira destrói as soqueiras do algodão, a pulverizadora despeja o herbicida para eliminar plantas remanescentes e ervas invasoras. Além dos defensivos, o agricultor já comprou, há quatro meses, o restante dos insumos que vai usar na safra de soja.
Quem antecipou a compra de sementes, agrotóxicos e fertilizantes, economizou. De janeiro à agosto, o pacote de insumos para o plantio da soja em Mato Grosso aumentou em média 10%. Os agrotóxicos subiram 22%. Até agora, os agricultores de Mato Grosso já compraram mais de 97% das sementes, 95% dos fertilizantes e 95% dos agrotóxicos que serão usados na safra de soja.
Fonte: G1/Globo Rural