Açúcar: Menor demanda pressiona cotações do cristal

A colheita e a moagem da cana-de-açúcar da safra 2024/25 seguem sem interrupções, devido ao clima seco em SP. – Imagem de 8photo no Freepik

Açúcar

Os preços médios do açúcar cristal caíram na última semana no mercado spot do estado de São Paulo. Segundo pesquisadores do CEPEA, apesar da oferta do tipo Icumsa até 180 ainda reduzida, o recuo da demanda pressionou as cotações.

O clima da safra atrelado à desvalorização internacional do açúcar demerara têm feito com que compradores aguardem novas baixas. De um modo geral, pesquisadores do CEPEA indicam que a colheita e a moagem da cana-de-açúcar da safra 2024/25 seguem sem interrupções, devido ao clima seco em SP. Porém, usinas estão priorizando a entrega dos contratos do cristal, o que reduz a disponibilidade para as negociações no mercado à vista.

Etanol

Após cinco semanas em alta, o Indicador CEPEA/ESALQ do etanol hidratado voltou a cair no mercado paulista. Segundo pesquisadores do CEPEA, a pressão veio sobretudo do aumento da oferta do biocombustível no mercado spot.

Além da normalização da moagem e da volta das atividades industriais, algumas usinas tiveram necessidade de realizar novas vendas. Ainda segundo pesquisadores do CEPEA, compradores até estiveram mais ativos, adquirindo volumes maiores. A participação foi principalmente de distribuidoras de diferentes portes.

Entre 22 e 26 de abril, o Indicador CEPEA/ESALQ do hidratado teve média de R$ 2,2981/litro (líquido de ICMS e PIS/COFINS), queda de 6,42% em relação à do período anterior. No caso do anidro, o Indicador CEPEA/ESALQ foi de R$ 2,7175/litro (líquido de PIS/COFINS), queda de 1,35%.

Fonte: CEPEA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp