A produção de soja do Brasil em 2018 deverá totalizar 108.50 milhões de toneladas, estimou nesta quarta-feira a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), mantendo as projeções feitas em setembro para a safra, exportações e processamento da oleaginosa.
A Abiove manteve seus números mesmo após a estiagem ocorrida em setembro, que atrapalhou o início do plantio da soja. A safra que será colhida no início do próximo ano deverá recuar de um recorde de 113.8 milhões de toneladas registrado em 2017, quando as produtividades foram recordes, beneficiadas por um clima favorável.
O processamento de soja no próximo ano deverá alcançar 43 milhões de toneladas (contra 41.5 milhões de toneladas em 2017); as exportações, 65 milhões de toneladas (contra 64 milhões de toneladas neste ano) e os estoques finais de 7.3 milhões de toneladas.
Quanto aos derivados, a Abiove manteve as suas estimativas para 2018 de produção de 32.7 milhões de toneladas de farelo e de 8.5 milhões de toneladas de óleo.
Fonte: Reuters