A Lavoura nº 718 mostra que bons resultados com sistema ILPF exigem planejamento do produtor

Produtor rural deve avaliar aptidão da fazenda, sua viabilidade agronômica, logística e mercado. Foto: Divulgação A Lavoura nº 718

Como todo sistema a ser implantado no campo, a adoção do Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) exige um planejamento do produtor rural, que deve avaliar a aptidão da fazenda, sua viabilidade agronômica, logística e mercado.

Os indicadores econômicos também são ferramentas importantes para a escolha. Dados de uma pesquisa (de 2017) da Embrapa Agrossilvipastoril (MT), realizada em parceria com o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e Rede de Fomento de ILPF, ajudam nessa tomada de decisão.

O grupo de trabalho, que atua na unidade da estatal em Sinop (MT), coleta dados diretamente nas propriedades monitoradas, com o objetivo de utilizar informações reais para testar um modelo de avaliação econômica que seja mais apropriado para os sistemas integrados.

Outros indicadores também contribuem para auxiliar os produtores na gestão e tomada de decisões. Continue lendo a reportagem completa, sem custo algum, nas páginas 40 a 43 da edição nº 718/2017 da Revista A Lavoura, clicando aqui!

OUTROS DESTAQUES

Veja o que mais foi destaque da mesma edição!

Assine e receba os exemplares impressos e exclusivos da Revista A Lavoura, no conforto de sua casa. Faça contato pelo e-mail assinealavoura@sna.agr.br e confira nossas condições superespeciais!

Para ler gratuitamente as edições anteriores (exceto as três últimas, em razão do acordo com quem assina), acesse www.sna.agr.br/publicacoes/a-lavoura!

Curta nossa página no Facebook e siga-nos também no Instagram (@revistaalavoura.sna)!

Fonte: Revista A Lavoura nº 718/2017

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp