A Bunge anunciou na segunda-feira (29) o lançamento da Fincrop, nova fintech de crédito rural no Brasil que nasce com US$ 500 milhões disponíveis para operações entre revendas e produtores, e que representa uma oportunidade para a multinacional do agronegócio reforçar sua originação de soja e milho com critérios socioambientais verificados.
Em anúncio antecipado à Reuters, a trading e processadora de grãos e oleaginosas frisou que a fintech focará critérios socioambientais como ponto central das avaliações de risco, dando mais segurança às revendas de insumos agrícolas parceiras da Bunge para realizar vendas de seus produtos a prazo.
A Bunge não financia produtores, mas participa das chamadas operações de “barter”, pelas quais os produtores vendem uma parte de suas safras antecipadamente em troca de insumos agrícolas obtidos nas revendas, uma forma de os agricultores levantarem recursos para suas operações.
“Vislumbramos, em toda a cadeia de valor, uma forte demanda por um produto financeiro que conciliasse risco controlado com o componente ESG comprovável e verificável. Com a Fincrop, reafirmamos nosso compromisso de oferecer soluções inovadoras e eficientes para o agronegócio brasileiro…”, disse a diretora de Finanças da Bunge para o Brasil, Florence Shoshany.