A BSBios, empresa brasileira produtora de biodiesel, realizou a primeira exportação em escala comercial de biocombustível do Brasil para os Estados Unidos. Segundo informações disponíveis no lineup do Porto de Paranaguá (PR), 12.600 toneladas foram embarcadas no dia 26 de fevereiro.
O produto foi certificado pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA, na sigla em inglês). O comprador não foi identificado.
A previsão de chegada do produto aos Estados Unidos é no final de março, segundo o porto de Paranaguá. Quem comprou, poderá comercializar o produto e os títulos equivalentes a esse volume adquirido, contribuindo com as metas de redução das emissões de gases efeitos estufa do país por meio dos créditos de descarbonização em nível federal.
A BSBios tem duas unidades no Brasil, uma em Passo Fundo (RS) e outra em Marialva (PR) e uma unidade de produção na Suíça. A empresa conduz, ainda, o projeto de construção da biorrefinaria Omega Green e adquiriu, recentemente, o Complexo Industrial La Paloma, no Paraguai.