A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na terça-feira (29/11) de um webinar que debateu como as barreiras não tarifárias ameaçam o comércio de produtos do agro brasileiro.
O evento também discutiu o impacto para o comércio internacional da diligência devida em discussão na União Europeia. Ainda na ocasião foi apresentado um panorama dos programas ambientais implementados pelos países do Mercosul.
Na primeira parte do evento, embaixadores dos países do Mercosul expressaram preocupações com a nova legislação que está sendo discutida na União Europeia e seus impactos negativos para os produtores rurais do Brasil e dos demais países sul-americanos.
O consultor técnico e jurídico da CNA, Rodrigo Justus, fez uma apresentação sobre o avanço da produção agropecuária brasileira ao longo dos anos, com o uso de tecnologia.
“A tecnologia é a base do desenvolvimento agrícola do país. Se estivéssemos cultivando da mesma forma que em 1976, precisaríamos agora triplicar a área cultivada”.
Justus também falou dos riscos que medidas protecionistas, muitas delas disfarçadas sob questões ambientais, geram uma série de problemas como o aumento dos custos dos alimentos e trazem impactos para todos os elos das cadeias produtivas.