Governo discute medidas de apoio aos produtores afetados pela seca

Depois de visitar na segunda semana de janeiro as regiões agrícolas afetadas pela seca, o governo federal começará a definir as medidas de apoio aos produtores rurais. A equipe que viajou aos três Estados do Sul e Mato Grosso do Sul se reúne com a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, em Brasília.

Em virtude das restrições orçamentária e fiscal, há dificuldade para a adoção de medidas mais amplas, mas uma das possibilidades é a de prorrogação de parcelas de financiamentos bancários. Para definir suas ações, o governo ainda aguarda a consolidação de dados sobre as perdas e a identificação de casos especiais, como, por exemplo, os de produtores que enfrentam prejuízos consecutivos causados pela falta de chuvas.

O Banco Central tem feito acompanhamento dos comunicados de perdas do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) nos quatro Estados. Os valores das perdas em análise já passam de R$ 1.6 bilhão.

Na reunião, estarão presentes o Secretário de Política Agrícola, Guilherme Bastos, o Presidente da Conab, Guilherme Ribeiro, o Presidente da Embrapa, Celso Luiz Moretti, o Diretor de Agronegócio do Banco do Brasil, Antônio Chiarello, o Subsecretário de Política Agrícola e Negócios Agroambientais do Ministério da Economia, Rogério Boueri, o chefe do Departamento de Crédito Rural e Proagro do Banco Central do Brasil, Claudio Filgueiras, o coordenador-Geral de Irrigação e Drenagem, Frederico Cintra Belém, o coordenador-Geral de Crédito à Agricultura Familiar, José Henrique da Silva, e o Diretor Substituto de Financiamento ao Setor Agropecuário, Antônio Luiz Machado de Moraes.

Fonte: Valor
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp