A colheita da safra de soja 2021/22 do Brasil atingiu 1,70% da área total estimada até a última sexta-feira (14). A informação é parte do levantamento de Safras & Mercado.
Esse é o primeiro levantamento do ano da colheita, iniciada nesta semana.
Os trabalhos estão adiantados em relação ao ano passado, que não tinha registro de colheita até então, mas abaixo da média normal para o período, que é de 1,90%.
Os estados mais adiantados até o momento são Mato Grosso, que sofreu com o excesso de chuva para realizar os trabalhos de manejo e também de colheita, e o Paraná, que experimenta situação inversa: a estiagem tem ocasionado diversas perdas na lavoura.
A colheita de soja de Mato Grosso registrou nesta semana um avanço semanal de 2,80%, atingindo 4,16% da área no Estado, maior produtor da oleaginosa no País, segundo relatório do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (IMEA) divulgado nesta sexta-feira.
Apesar do avanço semanal, o ritmo de colheita está abaixo da média histórica para o período (5,12%), segundo o órgão ligado aos produtores do Estado.
O IMEA também informou que a colheita está bem mais avançada em relação ao total colhido até esta época no ano passado (0,80%), quando a safra atrasou após um plantio mais lento em função da falta de chuvas.