Segurança alimentar e sustentabilidade são os dois grandes desafios do Brasil na atualidade e no pós-pandemia. A afirmação é do ex-ministro da Agricultura e membro titular da Academia Nacional de Agricultura da SNA, Roberto Rodrigues.
“Se não olharmos adequadamente esses dois temas, haverá dificuldades e guerras no mundo. E esses temas passam pelo agro do cinturão tropical do planeta, onde há terra disponível e avanço possível de produtividade. O Brasil domina isso”, destacou o acadêmico, ao participar da videoconferência “Entendendo a Amazônia”.
Na ocasião, Rodrigues voltou a lembrar que a produção mundial de alimentos precisa aumentar 20% em dez anos para que não falte comida para a população global. “Para que esse crescimento seja de 20%, o Brasil precisa crescer 41%. É um desafio formidável para a nossa nação”, disse.
Nesse contexto, Rodrigues ressaltou que a tecnologia é muito mais importante para o crescimento da produtividade na agropecuária do que a área cultivada. “Com isso, nós poupamos do desmatamento biomas e florestas por causa da produtividade que aumentou nas áreas que já eram cultivadas ou que foram integradas nesse processo ao longo do tempo”.
Integração e baixo carbono
Ao mencionar os avanços tecnológicos no agro, o ex-ministro destacou a importância do sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). Para ele, a prática permite o contínuo crescimento da produção de alimentos sem a necessidade de inclusão de novas áreas agrícolas e de pecuária. “Assim, é perfeitamente possível produzir mais sem derrubar uma única árvore da Amazônia”, disse Rodrigues.
No âmbito da sustentabilidade, o ex-ministro citou a adoção, pelo governo brasileiro, do plano de agricultura de baixo carbono, que, segundo ele, “tem papel fundamental na redução em 43% das emissões de gases do efeito estufa.”
Conferência
Temas como o crescimento industrial no bioma amazônico, comunidades indígenas, desenvolvimento social e sustentável da Amazônia Legal, entre outros, foram debatidos durante a videoconferência, que teve como objetivo informar a sociedade em geral sobre a riqueza amazônica e apontar novos caminhos para a região, a partir da integração da preservação ambiental com a produção sustentável.
Mais informações: www.entendendoaamazonia.com.br.
Fonte: Agrolink
Equipe SNA
Agrolink