Diálogo Brasil-China sobre agricultura sustentável é tema de videoconferência

O Conselho Empresarial Brasil-China e o think tank chinês Institute of Finance and Sustainability (IFS) organizam nesta quinta e sexta-feira o Diálogo Brasil-China sobre Agricultura Sustentável. Pela primeira vez, o setor produtivo e a sociedade civil dos dois países se reúnem para discutir o tema.

Quatro painéis irão tratar de assuntos fundamentais para a cooperação sino-brasileira no âmbito da sustentabilidade no agro, entre eles, finanças verdes, agricultura sustentável, biodiversidade e economia circular.

O evento, que será transmitido online, vai reunir representantes de governo, empresas e think tanks dos dois países, entre os quais CEOs de algumas das maiores companhias brasileiras, como BRF, Klabin e Suzano.

O IFS é presidido por Ma Jun, ex-economista-chefe e ex-membro do Comitê de Política Monetária do Banco do Povo da China, o banco central do país asiático.

O economista também preside o Comitê de Finanças Verdes da China, é co-presidente do Grupo de Estudos sobre Finanças Verdes do G-20 e atua como conselheiro especial do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

Abertura

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, discursará na cerimônia de abertura, após as palavras de boas-vindas do presidente do Conselho Empresarial Brasil-China, Luiz Augusto de Castro Neves.

O ministro da Agricultura e Assuntos Rurais da China, Tang Renjian, e o presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), Marcos Troyjo, participarão da abertura por meio de vídeos pré-gravados.

Debates

A China é o principal destino das exportações do agronegócio brasileiro, enquanto o Brasil é maior fornecedor de soja e está entre os líderes nas importações de carnes e celulose do país asiático.

A sustentabilidade na agropecuária é um tema de fundamental importância para ambos os países, que buscam conciliar segurança alimentar e preservação do meio ambiente por meio de inovações tecnológicas e aumento da produtividade.

O evento vai explorar potenciais formas de cooperação entre os dois países nessas áreas e apresentar práticas corporativas ligadas à agricultura sustentável. Também será discutida a relação entre agricultura sustentável e biodiversidade, considerando-se que a China sediará, em outubro, a COP15 sobre Diversidade Biológica das Nações Unidas.

O último painel analisará questões relacionadas à bioeconomia e à economia circular, com destaque para o desafio de substituição do plástico e de fibras fósseis.

Nos dois dias, a transmissão começa às 7:30, horário de Brasília. As inscrições devem ser feitas para ambos os dias separadamente, quinta, dia 20, e sexta, dia 21 de maio. O Diálogo Brasil-China sobre Agricultura Sustentável é patrocinado pelas empresas Bayer, BRF e Suzano.

Programação

Quinta-feira, dia 20

Painel I – O Papel das Finanças Verdes no Apoio à Agricultura Sustentável

Com moderação do ex-Embaixador do Brasil na China, Marcos Caramuru, o painel reunirá o economista Ma Jun; o ex-chefe de análise de risco do Fundo de Cooperação China-América Latina e Caribe, Fan Xiwen; o diretor de Agronegócio do Banco do Brasil, Antônio Chiarello; a diretora de Produção Sustentável e Irrigação da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Ministério da Agricultura, Mariane Crespolini, e o diretor de Agronegócio do Bradesco, Roberto França.

Painel II – Práticas Sustentáveis na Agropecuária e Ações Corporativas

Ma Jun será o moderador do segundo painel, que contará com a participação do CEO Global na BRF S.A., Lorival Luz; do diretor de Estratégia e Planejamento do Centro Nacional para Estratégia de Mudança Climática e Cooperação Internacional do Ministério da Ecologia e Meio Ambiente da China, Chai Qimin; do presidente da Comissão Nacional de Meio Ambiente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Muni Lourenço; da presidente da Divisão Crop Sicence da Bayer no Brasil, Malu Nachreiner, e do vice-presidente da Pengdu Agriculture & Animal Husbandry, Li Yebin.

Sexta-feira, dia 21

Painel III – Agricultura Sustentável e Biodiversidade

Participarão da discussão a vice-presidente de Marca, Inovação, Internacionalização e Sustentabilidade e membro do Comitê Executivo da Natura, Andrea Álvares; o professor catedrático e reitor de Global Food Economics and Policy na China Agricultural University, Fan Shenggen; o vice-presidente e diretor de Operações do Novo Banco de Desenvolvimento, Zhu Xian; o secretário-adjunto de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Ministério da Agricultura, Cléber Soares; o chefe de Sustentabilidade e Negócios Responsáveis da Syngenta, Juan Gonzales Valero, e o especialista e engenheiro sênior do Foreign Environmental Cooperation Center (FECO) do Ministério da Ecologia e Meio Ambiente da China, Yu Zhidi. A moderação será do diretor-geral da Agroicone, Rodrigo Lima.

Painel IV – Bioeconomia e Economia Circular

Participam a secretária-geral do Committee of Green Circular and Inclusive Development of All-China Environment Federation, Jiang Nanqing; o CEO da Suzano S.A, Walter Schalka; o CEO da Klabin, Cristiano Teixeira; a fundadora e administradora da R. Cubic, Zhang Miao, e o Diretor-Geral da Huilin New Material Technology, Liu Wu. A moderação ficará a cargo do diretor executivo da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), José Carlos da Fonseca Júnior.

Serviço

Diálogo Brasil-China sobre Agricultura Sustentável
Data: 20 e 21 de maio, das 7h30 às 10h10
Local: plataforma Zoom
Inscrições: clique nos links para quinta, dia 20 e sexta, dia 21.

 

Fonte: Conselho Brasil-China

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp