O Projeto de Lei (PL 1909/2020), que institui o Dia da Ética e da Cidadania, foi aprovado na última semana pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro, e segue agora para a sanção do prefeito Eduardo Paes.
Segundo o relator do PL, vereador Rafael Aloisio Freitas, a data será incluída no calendário oficial da cidade para comemoração em 2 de maio (Dia Nacional da Ética).
Ao justificar a iniciativa, o vereador citou o artigo 3º, inciso I, da Constituição brasileira. “A ética em sociedade relaciona-se com a dimensão da solidariedade que, por sua vez, constitui um dos objetivos fundamentais de uma República com vistas à construção de uma sociedade livre, justa e solidária”.
Ainda segundo Aloisio Freitas, ética e cidadania “compõem os nossos valores mais republicanos, muito embora há muito tempo deslembrados”.
O diretor jurídico da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Frederico Price Grechi salientou que “a eticidade nas relações do agronegócio, acompanhada de uma postura republicana, é fundamental para a sustentabilidade da cadeia e a promoção de um ambiente de ‘fair competition’”.
Fonte: Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Equipe SNA