A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) lançou, nesta quarta-feira, o Projeto Biomas, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Após dez anos de projeto, que teve por objetivo unir reflorestamento em propriedades rurais com foco em economia, e com práticas de agrofloresta e integração lavoura-pecuária-floresta, o presidente da CNA, João Martins, disse que pretende “democratizar os resultados obtidos”. Segundo ele, “não adianta termos o conhecimento sem difundí-lo”.
Propriedades rurais dos seis biomas brasileiros, Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal, Caatinga e Pampa, participaram do projeto e várias conseguiram recuperar áreas degradadas e também aumentar a produtividade e a renda, como por exemplo, em cultivos de pimenta-rosa e café.
Também presente ao lançamento do Projeto Biomas, o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Celso Moretti, lembrou que 21 unidades e mais de 400 pesquisadores da empresa de pesquisa participaram da iniciativa.
Para o coordenador de sustentabilidade da CNA, Nelson Ananias, o Biomas entregou muito mais do que um pacote de soluções de recomposição florestal. “Ele coloca o produtor rural brasileiro dentro da legalidade; alia produção e preservação”.
Fonte: Broadcast Agro
Equipe SNA