Mato Grosso avalia decretar emergência por perdas em lavouras de soja

O excesso de chuvas tem atrasado a colheita de soja em Mato Grosso e causado prejuízos aos produtores. Alguns deles podem perder até 50% da safra, segundo a Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja-MT). A entidade tem articulado com a Defesa Civil do estado a possibilidade de decretar situações de emergência ou calamidade em alguns municípios para tentar amenizar os danos causados pelo clima aos agricultores.

Mais de 50 municípios das regiões norte e noroeste de Mato Grosso registram chuvas intensas e umidade excessiva na hora da colheita.

Em reunião na última sexta-feira, o secretário-adjunto de Proteção e Defesa Civil, Cesar Viana de Brun, disse aos sojicultores que reconhece a seriedade do tema e que levaria a demanda ao governador para avaliar alternativas de ajuda aos produtores.

“Podemos decretar uma situação de emergência regional, que dará mais celeridade no processo”, afirmou o secretário na ocasião, segundo nota da Aprosoja-MT.

Há relatos de produtores que optaram por abandonar a soja e plantar milho por cima. Até a última sexta-feira, menos de 70% da área total cultivada em Mato Grosso estava colhida, abaixo do percentual registrado nesta mesma época do ano passado, quando a colheita já alcançava 91% da área plantada.

 

Valor

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp