Governo anuncia parceria com IICA e Prêmio Nobel de Economia para levar solução digital ao campo

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, anunciou uma parceria com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e com o Prêmio Nobel de Economia 2019, Michel Kremer, para levar extensão rural por celulares para os produtores rurais do Nordeste, principalmente para os criadores de ovinos e de caprinos, além de produtores de milho e feijão.

Segundo o instituto, esse foi o primeiro resultado da parceria firmada em junho entre o IICA e o Nobel, com o objetivo de trazer o método aplicado na África e na Ásia para a América Latina. O Brasil será o primeiro país a implementar o sistema, começando pelo Nordeste.

Em um prazo de dois anos, a parceria vai garantir o fornecimento de assistência técnica e extensão rural a cerca de 200.000 pequenos agricultores do Nordeste (100.000 no primeiro ano) por meio de mensagens de telefonia fixa e celular, inclusive utilizando a tecnologia 2G disponível em áreas remotas.

Com isso, serão divulgadas orientações técnicas sobre pragas, colheitas, boas práticas e saúde animal a partir de uma plataforma já testada e capaz de transmitir informação por meio de SMS.

“Tendo o sucesso esperado para esse programa, queremos chegar a mais de um milhão de agricultores atendidos na região”, informou, em comunicado, a ministra Tereza Cristina.

Kremer é um dos fundadores da Agricultura de Precisão para o Desenvolvimento (PAD, na sigla em inglês), organização não governamental que levou serviços digitais e assistência técnica e extensão rural para mais de 3.5 milhões de agricultores familiares em oito países na Ásia e na África.

 

Fonte: Broadcast Agro

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp