O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) ressaltou nesta terça-feira (24/3) a importância da manutenção dos serviços veterinários considerados essenciais, mesmo diante da pandemia do Coronavírus. Em nota técnica enviada aos Conselhos Regionais (CRMVs), a entidade lembrou do decreto presidencial 10.282, de 20 de março de 2020, que garante o funcionamento dessas atividades.
“Em alguns estados, como Alagoas e Pernambuco, os serviços veterinários já foram explicitamente mencionados nos decretos que tratam da restrição à realização de atividades comerciais e industriais consideradas não essenciais”, informou o Conselho Federal.
“No Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão e no Paraná houve atuação direta dos conselhos regionais para a inclusão, enquanto os demais CRMVs, Roraima e São Paulo, por exemplo, articulam localmente para que, assim como na nota técnica e no decreto presidencial, fique clara a necessidade de não se interromperem serviços essenciais à saúde da população”.
Segundo a nota, entre esses serviços estão a inspeção de alimentos, produtos e derivados de origem animal, a vigilância sanitária, entre outros.
Broadcast Agro