Chuvas favoráveis reforçam a expectativa de uma grande safra de soja no Brasil na atual temporada 2019/20, informou a consultoria AgRural nesta segunda-feira, ao estimar que a produção deve ultrapassar as 123.9 milhões de toneladas de sua projeção de janeiro.
“A colheita começou a acelerar em Goiás, mas ainda é lenta em outros estados devido ao atraso no plantio e às chuvas registradas em algumas áreas. Mas essas precipitações são bem-vindas para a soja que ainda está enchendo grãos”, informou a AgRural em nota à imprensa.
A área cultivada com soja da safra 2019/20 estava 16% colhida até quinta-feira, segundo levantamento da empresa, o que representa avanço de 7% em uma semana. “O ritmo dos trabalhos registra atraso frente aos 26% do mesmo período do ano passado, mas supera ligeiramente a média de cinco anos”, acrescentou a consultoria.
“Mato Grosso segue puxando o ritmo dos trabalhos, com quase metade de sua área já colhida. Os produtores têm conseguido colher nos intervalos das chuvas e, por enquanto, não há problemas significativos de excesso de umidade ou perda de qualidade. Além disso, os relatos de produtividade seguem em linha ou acima da expectativa dos produtores.”
Por outro lado, o Rio Grande do Sul é “o único estado que inspira certo cuidado no momento”, segundo a análise da AgRural. A colheita gaúcha só tem início em março, mas, após boas chuvas em janeiro, a região enfrentou uma seca no início de fevereiro e, de acordo com a consultoria, “precisa de umidade nos próximos dias para não perder potencial produtivo”.
Na semana passada, a Safras & Mercado elevou a estimativa de safra de soja do Brasil em 2019/20 para 124.55 milhões de toneladas.
Reuters