Os preços do óleo de palma (CPO, na sigla em inglês) devem continuar em alta no curto prazo, estimou a consultoria Capital Economics (CE). A CE observa que as cotações da commodity continuarão sendo sustentadas em 2020 pelos recentes aumentos nas políticas de biodiesel da Indonésia e da Malásia.
Notícias apontam que o governo da Malásia irá implementar o programa de biocombustíveis B20 em fevereiro. A política prevê um percentual de 20% de biocombustíveis na mistura da gasolina, medida que pode estimular a demanda pelo óleo tropical. A Indonésia também indicou que pretende testar as misturas de biocombustíveis nas concentrações de B40 e B50 no 1º trimestre deste ano.
Em nota enviada a clientes, a Capital Economics afirma que esse incremento de demanda provavelmente aprofundará o déficit de mercado. A CE considera também que os preços do óleo tropical registraram alta expressiva nas últimas semanas devido, em parte, ao avanço do petróleo.
Na última sessão, os contratos futuros de óleo de palma negociados na Bolsa da Malásia encerraram em alta de 5 ringgits, cotados 3.047 ringgits por tonelada (US$ 1,00 = 4,0288 ringgits).
Dow Jones Newswires