Agricultura: pesquisa indica que 92% das amostras analisadas de vegetais são seguras para consumo

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informou que o Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes em Produtos de Origem Vegetal (PNCRC/Vegetal), realizado entre 2015 e 2018, mostrou que 92% das amostras analisadas estavam dentro do nível de conformidade.

Ainda segundo a pasta, 53% das amostras não apresentaram nenhum resíduo e contaminante, e outros 39% registraram valores abaixo do Limite Máximo de Resíduos (LMR) estabelecido no Brasil.

Já 8% das amostras revelaram inconformidades. Desse total, 7% estavam relacionados a irregularidades com resíduos de pesticidas e 1% mostraram a presença de contaminantes.

“O PNCRC monitora tanto resíduos de defensivos agrícolas como de contaminantes químicos (exemplo: arsênio e cádmio) e biológicos (como micotoxinas e Salmonella) em produtos de origem vegetal. São analisadas amostras de produtos nacionais e importados”, informou, em nota, o Ministério da Agricultura.

O levantamento é realizado pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (DIPOV), da Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa.

 

Broadcast Agro

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp