Mesmo fechando acordo com os EUA, China compra soja do Brasil

A China comprou mais soja brasileira na semana seguinte à finalização do acordo com os Estados Unidos, mostrando que sua estratégia ainda é manter comércio com o Brasil. Segundo Luiz Fernando Pacheco, analista da T&F Consultoria Agroeconômica, essa compra faz parte da estratégia de negociação com os EUA.

“Falamos várias vezes que mesmo com o fechamento do acordo da China com os EUA, os chineses iriam usar as compras de soja brasileira como estratégia de negociação com os americanos e que continuariam dependentes do Brasil. A prova foi o seu comportamento desta semana em que compraram seguramente mais do que os 16 cargos desta quinta-feira, porque houve outros nos dias anteriores, tanto para soja disponível, quanto para a próxima safra”.

Em relação à finalização da semana passada, a China esteve ausente nesta sexta, após ter fechado a compra de 16 cargos de soja brasileira para a próxima safra. “Com isso, os prêmios da soja nos portos brasileiros para novembro se mantiveram estáveis. Subiram US$ 0,07/bushel para fevereiro, US$ 0,05 para março, US$ 0,04 para abril e US$ 0,01 para maio. Caíram US$ 0,03 para junho e se manteve estável para julho”, indicou Pacheco.

“Os prêmios da soja brasileira CIF portos da China permaneceram inalterados para novembro. Subiram US$ 0,02 para fevereiro, permaneceram inalterados para março, subiram US$ 0,02 para abril e maio, US$ 0,01 para junho e US$ 0,05 para julho”, disse.

“No porto chinês de Dalian, o preço flat da soja-grão fechou a US$ 475,39 a tonelada (US$ 475,65 no dia anterior) e o pellets de soja fechou a US$ 426,24 a tonelada (US$ 423,93 no dia anterior). O óleo de soja ficou em US$ 842,60 a tonelada (US$ 843,06 no dia anterior)”.

Óleo de palma

As exportações de óleo de palma da Malásia atingiram a 922.977 toneladas no período de 1º a 20 de outubro, com leve aumento de 0,60% em relação ao mesmo período do mês de setembro, segundo informação da companhia de inspeção de cargas AmSpec Agri Malaysia.

Já a SGS Malaysia Bhd informou que as vendas externas do produto no período somaram 903.645 toneladas, com queda de 4,40% na comparação mensal. Os principais destinos foram União Europeia (UE), China e Índia.

 

Agrolink/Dow Jones Newswires

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