Estimativas divulgadas esta semana pela revisão de abril da INTL FCStone indicam que a oferta de grãos que está aumentando no Brasil deve fazer com que as expectativas das exportações sejam aumentadas. Nesse cenário, a safra brasileira de grãos no ciclo 2018/19 deve ter um aumento de 2,4% em relação estimativa anterior, atingindo 115.7 milhões de toneladas.
Segundo a analista da INTL FCStone, Ana Luiza Lodi, em relação à soja, a expectativa é de que sejam vendidas para o exterior algo em torno de 71.5 milhões de toneladas, contra os 70 milhões de toneladas previstos pela Companhia Nacional do Abastecimento (Conab). Além disso, a estimativa de estoques continua abaixo de um milhão de toneladas, já que as exportações devem aumentar.
“Por enquanto, os embarques da oleaginosa estão bastante aquecidos, mas é importante destacar que esse número ainda pode sofrer mudanças significativas, em decorrência principalmente do andamento das negociações comerciais entre Estados Unidos e China”, indicou a analista.
No caso do milho, a produção da safra de verão deve continuar em 28 milhões de toneladas – mesmo número estipulado no relatório anterior. No entanto, com relação à safrinha, houve aumento de 550.000 toneladas em relação a estimativa de março, para 66.4 milhões de toneladas, em consequência do aumento da estimativa de produtividade do Paraná.
“Com esse crescimento da produção da segunda safra e uma estabilidade do número da safra de verão, a produção total de milho no ciclo 2018/19 está estimada em 94.4 milhões de toneladas, volume que, se confirmado, representará uma forte recuperação em relação ao ano passado”, declarou Lodi.
Agrolink