Queda generalizada afeta soja no Brasil

Pesquisa diária do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) indica que os preços da soja no mercado físico brasileiro fecharam ontem (13/12) em queda de 0,27% nos preços de exportação sobre rodas nos portos brasileiros, na média de R$ 80,98/saca. Com isso, o recuo dos preços da oleaginosa para a exportação em dezembro atingiu 2,17%.

No mercado interno, porém, a média dos preços da soja no interior registrou levíssima alta de 0,08% para R$ 75,75/saca, reduzindo as perdas de dezembro para 2,68%. “A queda (forte) de 1,41% da cotação da soja na Bolsa de Chicago e a queda (leve) dos prêmios de exportação no Brasil suplantaram com sobras a alta de 0,72% do dólar”, disse o analista da T&F Consultoria Agroeconômica, Luiz Fernando Pacheco.

Clima

Segundo a AgResource, o modelo americano de previsões (GFS) mostra um padrão de chuvas se intensificado para o centro do Brasil, nesta segunda metade de dezembro. “No curto-prazo, precipitações torrenciais são presentes no centro-leste da Argentina e extremo sul do Brasil.  Dentro destes próximos cinco dias, há previsões positivas para a volta das chuvas generalizadas para o Paraná”, informou a consultoria.

Além disso, a AgResource lembrou que há algumas regiões nesse estado que passam por “extensos períodos de estiagens, o que aumenta a pressão atmosférica da microrregião e dificulta a chegada de índices pluviométricos, mesmo amenos”.

Ainda de acordo com a consultoria, “para o centro-norte brasileiro, um padrão de chuvas acima da média volta a ser projetado, principalmente por regiões dispersas do sudeste do Mato Grosso e sudoeste de Goiás. No Matopiba, os próximos cinco dias ainda traz a permanência da estiagem”.

 

Fonte: Agrolink

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp