O plantio da safra de soja 2018/19 no Brasil alcançou nesta semana 89% dos 35.8 milhões de hectares estimados, contra os 84% de um ano e 78% da média de cinco anos. A informação é da AgRural.
A semeadura desta temporada é a mais rápida já registrada na série histórica, graças às condições favoráveis em praticamente todo o país.
Em Mato Grosso, o maior estado produtor, os trabalhos foram praticamente concluídos, com 99,5% da área já plantada, e as lavouras se desenvolvem bem devido às chuvas frequentes e aberturas de sol.
A consultoria destacou que no médio-norte e no oeste mato-grossense, as lavouras devem estar prontas para a colheita já no fim de dezembro. No Paraná, segundo maior produtor do país, o plantio chegou a 95% da área – 1% abaixo do registrado na safra passada.
“As lavouras (paranaenses) se desenvolvem bem, mas agora há certa preocupação justamente por conta da queda dos termômetros, que pode resultar em desenvolvimento mais lento das plantas”, indicou a AgRural em seu relatório semanal.
Milho
O plantio da primeira safra de milho no centro-sul do Brasil chegou a 97% da área total estimada, contra 71% da área plantada em 2017 e 80% da média de cinco anos.
Faltando apenas a conclusão do plantio em São Paulo, Minas Gerais e Goiás, as plantações se desenvolvem bem e a perspectiva é de boa safra, segundo informação da consultoria.
Fonte: Reuters