Mapa propõe “vade mecum” para incrementar exportações

Até parece que, como resposta à matéria publicada ontem pelo jornal Valor Econômico (“Portas fechadas para carnes brasileiras”), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou, na mesma data, Portaria na qual abre consulta pública em que apresenta documento propondo estratégias “para abertura, ampliação e promoção no mercado internacional do agronegócio brasileiro”.

Bastante amplo, o texto proposto enfoca o fortalecimento da coordenação e integração pública e privada, análise de mercado, pesquisa, tecnologia, disseminação do conhecimento, promoção internacional e, entre outros temas, a gestão de riscos e ameaças enfrentados no mercado internacional.

A consulta pública permanece aberta pelo prazo de 30 dias, contados a partir de ontem (23/10), data da publicação no Diário Oficial da União, e aguarda sugestões ou comentários de órgãos, entidades e pessoas físicas e jurídicas interessadas.

A propósito da expressão utilizada no título acima, “vade mecum”, em sua tradução mais literal significa “vamos juntos”. E é justamente disso que nossas exportações necessitam: de um trabalho conjunto de órgãos oficiais e segmentos exportadores do agronegócio.

Assim, é fundamental tomar conhecimento do texto elaborado pelo Mapa e, se necessário, contribuir para aprimorá-lo. Clique aqui para acessar, a partir da página 7 do DOU, a proposta do Mapa contida na Portaria nº 1.793, de 22 de outubro de 2018.

 

Fonte: AviSite

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp