A aquisição de leite cru pelos estabelecimentos que atuam sob algum tipo de inspeção sanitária no Brasil caiu 3,2% no segundo trimestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado, para 5.47 bilhões de litros. Este é um dos dados da Pesquisa Trimestral de Abate do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quarta-feira. Na comparação com primeiro trimestre deste ano, houve recuo de 8,9%.
A aquisição de 179.42 milhões de litros de leite a menos em nível nacional foi influenciada pela queda da captação em 12 das 26 unidades da federação da Pesquisa Trimestral do Leite. Entre o fim de maio deste ano e o início de junho, a coleta de leite pelas empresas foi prejudicada pela paralisação dos caminhoneiros. Na época, vários produtores tiveram de descartar leite cru.
As quedas mais expressivas na aquisição de leite ocorreram nos Estados de São Paulo (- 86.14 milhões de litros), Goiás (- 49.23 milhões de litros), Rio de Janeiro (- 21.49 milhões de litros) e Rio Grande do Sul (- 18.28 milhões de litros).
Fonte: Valor Econômico