AgroBrasília 2018 destacará importância das tecnologias de irrigação para eficácia da agricultura

Irrigação da produção agrícola: avançadas tecnologias atuais permitem até mesmo o cultivo sem o uso da terra, mas não sem água. Foto: Divulgação

Quem conhece um pouco sobre a história da agricultura sabe que não seria exagero afirmar que ela poderia ser sinônimo de irrigação, pois o plantio e colheita se desenvolveram há milhares de anos com os egípcios – com a ajuda do rio Nilo – e os chineses – com a ajuda do rio Amarelo. Eles usavam as águas desses rios para construir sistemas de irrigação e garantir uma boa safra.

Mesmo os mesopotâmicos e sumérios, para muitos, a civilização mais antiga da humanidade, construíram primitivos sistemas de irrigação na região conhecida como crescente fértil, localizada entre os rios Tigre e Eufrates. Graças à irrigação, consolidaram a agricultura e prosperaram.

Após mais de 6 mil anos, a irrigação continua primordial à agricultura e as avançadas tecnologias atuais permitem até mesmo o cultivo sem o uso da terra, mas não sem água. Esse sistema é conhecido como hidroponia.

Em regiões com longos períodos sem chuva, como o Centro-Oeste brasileiro, o uso de tecnologia para a irrigação se torna ainda mais importante.

FEIRA INTERNACIONAL DOS CERRADOS

De olho também nesse cenário, a 11ª Feira Internacional dos Cerrados –AgroBrasília 2018, que será realizada em Brasília (DF) entre os dias 15 e 19 de maio, promoverá o acesso a novas técnicas que permitem o uso de eficientes sistemas de irrigação.

Seja pela exposição de maquinários e equipamentos ou de rotas tecnológicas, os agricultores terão ao seu alcance as mais inovadoras tecnologias de irrigação, como a aspersão, a microaspersão e o gotejamento.

Diretor da Irrigo e presidente do Sindicato Rural de Cristalina (Goiás), Alécio Maróstica diz que, a cada ano, a Feira Internacional dos Cerrados vem se tornando imprescindível.

“A localização da AgroBrasília é fundamental para a agricultura da região. A qualidade das palestras, equipamentos, máquinas e de toda a tecnologia apresentada fortalece a agricultura do Planalto Central. As inovações apresentadas tornam a agricultura da região, que necessita dessas tecnologias, os cultivos com maiores produtividades. Ano após ano, cresce a importância da AgroBrasília para os agricultores”, ressalta Maróstica.

A AgroBrasília, que completa 11 anos em 2018, conta com o apoio de mídia da Revista A Lavoura, veiculada desde 1897 pela Sociedade Nacional de Agricultura (SNA). A entrada para o evento é gratuita.

Para mais informações, acesse www.agrobrasilia.com.br.

Fonte: Assessoria da Feira AgroBrasília 2018 com edição d’A Lavoura

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp