A Lavoura Online: especialista tira dúvidas sobre minhocultura

Minhocultura é uma técnica voltada especialmente para a agricultura familiar, oferecendo sustentação a sistemas agroecológicos para a fabricação de húmus, que será usado na adubação orgânica. Foto: Divulgação

Escrita em 2014 e reeditada em anos posteriores, a publicação técnica Minhocultura – Produção de Húmus, da Unidade Clima Temperado (RS) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), encontra-se disponível para download gratuito.

Destinado a produtores rurais, acadêmicos e técnicos, o material foi escrito, entre outros colaboradores, pelo engenheiro agrônomo Gustavo Schiedeck, mestre em Fitotecnia, doutor em Agronomia e pesquisador da estatal em terras gaúchas.

O profissional ministra cursos sobre a importância da minhocultura e como montar um minhocário, reforçando a técnica voltada, especialmente, para a agricultura familiar, que dá sustentação a sistemas de produção de base agroecológica. 

Pesquisador Gustavo Schiedeck ministra cursos sobre a importância da minhocultura e como montar um minhocário. Foto: Paulo Lanzetta/Divulgação Embrapa

A publicação foi escrita por mais três especialistas: José Ernani Schwengberg, também pesquisador da Embrapa Clima Temperado, a ecóloga Greice de Almeida Schiavon e o engenheiro agrônomo Marcio de Medeiros Gonçalves.

ADUBAÇÃO ORGÂNICA

Resumidamente, esse trabalho de orientação técnica destaca,  o fato de os produtores rurais familiares, que iniciam um cultivo ecológico de hortaliças e/ou de frutas, geralmente, se depararem com um problema comum: como obter adubo orgânico para fertilizar as plantas?

Conforme a Embrapa, a adubação orgânica é um fator muito importante a ser considerado pois, em princípio, são requeridas grandes quantidades que, por sua vez, representam grandes volumes. Esses, consequentemente, irão refletir em maior necessidade de mão de obra e custo mais elevado.

CINCO CAPÍTULOS

A publicação, que faz parte da série ABC da Agricultura Familiar, foi dividida cinco capítulos, apresentando os seguintes temas:

* Por que criar minhocas?;

* A minhoca Vermelha-da-Califórnia;

* Criação de minhocas

* Coleta de húmus e Como usar húmus de minhoca.

Com download gratuito, publicação da Embrapa traz o tema “Minhocultura – Produção de húmus”. Foto: Divulgação

MINHOCÁRIO EM CASA

O pesquisador Gustavo Schiedeck, além de colaborar para a produção desse trabalho da Embrapa, também responde a algumas dúvidas do público interessado em implantar um minhocário em casa, entre outras.

Em vídeo, ele responde às seguintes dúvidas: como implantar um minhocário em casa, utilização do esterco e se as minhocas podem ser reutilizadas. Confira!

 

O HÚMUS

O húmus é um ótimo fertilizante natural e atua de forma benéfica sobre as características físicas, químicas e biológicas do solo. A minhocultura surgiu para acelerar o processo de produção de húmus, que se depender apenas da produção natural pela minhoca é muito lento.

A técnica se baseia em criar minhocas em cativeiros, como é explicado na publicação. A produção nos minhocários é de baixo custo e requer pouca mão de obra.

A publicação Minhocultura – Produção de húmus (reeditada em 2014) está disponível para download gratuito no site da Embrapa (clique aqui!), juntamente com um acervo de outras publicações. Para encontrá-las, basta acessar o site www.embrapa.br/clima-temperado/publicacoes.

CURSO DA SNA

Por meio da Escola Wencesláo Bello, por exemplo, a Sociedade Nacional de Agricultura oferece o curso de extensão livre em Minhocultura.

Para mais informações sobre esse e outros 52 cursos oferecidos pela EWB/SNA, acesse www.sna.agr.br/ensino/ewb.

Fonte: Embrapa Clima Temperado com edição d’A Lavoura
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp