FAO e OCDE lançam projeto de agricultura sustentável

Um projeto-piloto, lançado este mês em Paris (França), pretende estabelecer normas internacionais para a produção agrícola responsável. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

O projeto estabelece um “Guia de Cadeias Responsáveis de Abastecimento Agrícola”, e pretende engajar 30 empresas líderes do setor. De acordo com a FAO, essas empresas foram selecionadas por serem fundamentais no setor agrícola para o cumprimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável da entidade.

Segundo o órgão da ONU, as companhias desempenham “um papel fundamental na geração de investimentos necessários, emprego digno, desenvolvimento de produtividade e cadeias de suprimentos que beneficiam produtores e consumidores”.

Ao mesmo tempo, acrescenta a FAO, “as atividades comerciais neste setor podem prejudicar esse potencial quando suas operações ou cadeias de suprimentos impactam negativamente os trabalhadores, os direitos humanos, o meio ambiente, a segurança alimentar e os direitos de posse”.

O guia OCDE/FAO foi desenvolvido com o apoio de um grupo de várias partes interessadas que representam governos, empresas, trabalhadores e sociedade civil. “Ele fornece uma ferramenta prática para ajudar as empresas a observar estes e outros padrões de conduta comercial responsável”, conclui a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação.

Clique aqui para conhecer o guia.

 

Fonte: Agrolink

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp