As importações brasileiras de trigo totalizaram 505 mil toneladas em julho, elevando o total acumulados dos últimos 12 meses para 7.09 milhões de toneladas. Apenas entre dezembro/2016 e julho/2017, as compras externas foram 11% superiores ao mesmo período do ano passado.
De acordo com a consultoria Trigo & Farinhas, os números são explicados quase que totalmente pelo aumento do volume de compras da Argentina: “O montante foi 5,04% maior do que o total produzido no país na mesma safra (ao redor de 6.74 milhões de toneladas) e mostra que a demanda esteve bastante ativa, principalmente para subprodutos mais nobres, feitos com este trigo importado”.
“Estes dados oficiais estão na contramão do que a maioria dos moinhos está vivendo, o que significa que alguém está aumentando a moagem, enquanto outros estão diminuindo a mesma moagem. A grosso modo, o consumidor ficou mais exigente. Então, há que se pesquisar quais são estes produtos que o consumidor quer, porque ele está rejeitando muitos outros, principalmente na área de biscoitos”, afirma a T&F.
Fonte: Agrolink