Baseada na produção de pintos de corte, e levando em conta as exportações de carne de frango do mês, a Associação Brasileira de Produtores de Pinto de Corte (Apinco) estimou que, em maio passado, a produção brasileira de carne de frango girou em torno do 1.1 milhão de toneladas, recuando mais de 6% em relação ao 1.172 milhão de toneladas estimado para maio de 2016.
Como redundou no menor volume dos últimos três anos para o mês de maio, o recuo observado deveria ter impactado o mercado interno não fosse a queda, ainda maior, das exportações do mês. Pois embora tenha aumentado cerca de 8,5% em relação ao mês anterior, o volume exportado em maio caiu 10,61% em comparação a idêntico mês do ano anterior.
Em outras palavras, frente a um consumo bastante recessivo, a oferta interna recuou menos que o esperado: ficou próxima a 756 mil toneladas – volume quase 4% menor que o de maio de 2016 e, em valores nominais, cerca de 2,5% inferior ao do mês anterior.
Com esses últimos resultados, o total acumulado nos cinco primeiros meses de 2017 está sendo estimado em pouco mais de 5.530 milhões de toneladas, quantidade 4,45% menor que a de idêntico período de 2016. Já a disponibilidade interna projetada para o período indica volume em torno dos 3.813 milhões de toneladas, 3,86% a menos que o projetado para os primeiros cinco meses de 2016.
Fonte: AviSite