Colapso à vista

A tendência de queda dos preços da soja e do milho no país, que ganhou força desde o início deste ano com o bom desenvolvimento das lavouras de ambos, travou a comercialização desses grãos e ampliou sobremaneira o risco de o país enfrentar um colapso de armazenagem nos próximos meses.

No levantamento que divulgou ontem, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) reconhece esse risco, sobretudo em Mato Grosso do Sul, e afirma que o cenário poderá forçar a utilização de alternativas como os silos-bolsa. Mas problemas do gênero também poderão ser observados em Mato Grosso e Paraná, estados que lideram a produção brasileira de grãos.

Mesmo diante desse cenário, que poderá se repetir no futuro, o Ministério da Agricultura decidiu extinguir o programa de construção e modernização de armazéns da Conab, lançado ainda na gestão de Dilma Rousseff.

Em medida publicada na edição de segunda-feira (10) do Diário Oficial da União, o Banco do Brasil rompeu quatro contratos que mantinha com construtoras para tocar obras de construção de armazéns que nunca saíram do papel. O programa previa investimentos de R$ 500 milhões.

 

Fonte: Valor Econômico

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp