Usinas de açúcar do Brasil vendem 52,4% da safra 2017/18 antecipadamente

As usinas brasileiras de açúcar já venderam antecipadamente por meio de contratos futuros em Nova York 52,4% do volume exportável estimado para a safra 2017/18 do Centro-Sul do Brasil, disse nesta terça-feira a consultoria Archer Consulting, baseada em São Paulo.

O volume de açúcar vendido antecipadamente é estimado em 13.87 milhões de toneladas, informou a consultoria em relatório, acrescentando que o preço médio sobre esses derivativos era de 17,71 centavos de dólar por libra-peso.

As vendas antecipadas estão apenas ligeiramente abaixo do volume de negociações registrado no mesmo período do ano passado, quando as usinas haviam negociado 59% do açúcar exportável, um volume recorde.

Isso mostra que os produtores brasileiros de açúcar têm estado ativos para fixar os preços em Nova York, uma vez que as cotações médias em dólares garantem um retorno considerado favorável quando convertidas para o real.

A Archer disse que as operações de hedge para o açúcar e para a moeda local, uma estratégia comum de derivativos usada por usinas, está indicando um preço médio de R$ 1.530,00 por tonelada de açúcar.

O relatório afirma que o preço médio em reais atualmente está 20% acima do valor médio na safra passada e 61% acima da safra 2015/16, uma vez que dois anos de déficit global de açúcar impulsionaram as cotações.

A nova temporada de processamento da cana-de-açúcar do Centro-Sul começará oficialmente em abril, mas muitas usinas já começaram os trabalhos de moagem.

 

Fonte: Reuters

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp