Faleceu no último dia 30 de dezembro, em Belo Horizonte (MG), o diretor-executivo da Organização Internacional do Café (OIC), Robério Oliveira Silva, aos 53 anos. De acordo com as primeiras informações, ele teria sofrido um infarto fulminante.
Silva era natural de Pedra Azul, cidade localizada no Vale do Jequitinhonha, nordeste de Minas Gerais. Morando em Londres desde 2011, ele foi o primeiro brasileiro a assumir um cargo de liderança na Organização Internacional do Café, tendo assumido o o posto no dia 1º de novembro do mesmo ano. O executivo era formado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O diretor da OIC se dedicou à área de produtos de base, especialmente ao café. Com 31 anos de experiência, tanto no setor público como no setor privado, ele exerceu os cargos de diretor do departamento do Café do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), de 2009 a 2011.
Também foi secretário-executivo da Câmara de Comércio Exterior (Camex); secretário de Produtos de Base do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio; secretário-geral da Federação Brasileira dos Exportadores de Café, entre 1989 e 1993, e secretário-geral da Associação dos Países Produtores de Café, entre 1994 e 2002.
Fonte: CCCMG