Inaugurada em 15 de maio de 1937, a Escola Wencesláo Bello, mantida no Campus Educacional e Ambiental da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), no bairro da Penha, Rio de Janeiro, completará oito décadas de atuação no setor agropecuário, em 2017, oferecendo 53 cursos de extensão livres. Para quem deseja entrar nesse mercado ou aprimorar os aprendizados já adquiridos, a unidade de ensino fornece conhecimentos em diversas áreas da agricultura e pecuária.
“Com a globalização, houve um avanço tecnológico muito grande no agronegócio. A base da economia brasileira é a agropecuária e, por isso mesmo, é importante aprimorar, cada vez mais, o ensino nessa área tão promissora. Ainda precisamos caminhar muito, mas já contamos com o dinamismo dos produtores rurais, que contribuem bastante quando buscam a qualificação no campo”, comenta o coordenador de cursos livres da EWB/SNA, Leandro Fonseca.
PROCURA
De acordo com ele, até então, as atividades da Escola Wencesláo Bello mais procuradas são as de jardinagem (que conta com três modalidades: I, II e prática); paisagismo (I, II e prático); hortas orgânicas (também dividida em três módulos: horticultura orgânica – básico; horticultura orgânica – produção e utilização de adubos; e horticultura – planejamento da produção); identificação de plantas medicinais; galinha caipira; cultivo de cogumelos; e comportamento e adestramento de cães.
Conforme Fonseca, o público que procura as atividades da Escola Wencesláo Bello é bem diversificado: “Vai desde pessoas querendo produzir em fundo de quintal ou pequenos agricultores, até aqueles que já criam ou cultivam produtos agropecuários, mas querem melhorar ou aumentar sua produtividade”.
Embora haja bastante procura por cursos à distância, o coordenador salienta que as atividades da EWB/SNA são ministradas em campo: “Estamos estudando essa possibilidade, mas no momento não ministramos os cursos à distância. Nossas atividades são teóricas e práticas, tornando necessário o uso de instalações apropriadas e a presença física do professor para realização das aulas práticas”.
“Nós trabalhamos com a formação de turmas a partir de um quórum mínimo de dez alunos. Quanto maior a demanda, mais cursos são realizados. Ministrados aos sábados, os cursos contam com cargas horárias diferenciadas, variando entre 16 e 24 horas, e valores por modalidade. Ainda concedemos descontos especiais de 25% para estudantes e aposentados”, informa Fonseca.
CERTIFICAÇÃO
Os alunos que completarem o curso escolhido recebem um certificado da Sociedade Nacional de Agricultura. As datas de previsão para começar as atividades estão sujeitas à confirmação. Caso não tenha o mínimo de alunos inscritos, o curso terá sua data de início alterada.
A Escola Wencesláo Bello funciona na Avenida Brasil nº 9727 (acesso principal) ou Rua Comandante Vergueiro da Cruz nº 480 (acesso alternativo), bairro da Penha, Rio. Contatos pelo telefone 21 3977-9979 (ramal 4 ou 9) ou pelo e-mail ewb@sna.agr.br. Para conhecer todos os 53 cursos de extensão livres, acesse www.sna.agr.br/extensao.
GRADUAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA
Também no campus educacional da SNA, no bairro da Penha (RJ), a Sociedade Nacional de Agricultura mantém o curso de graduação em Medicina Veterinária, em parceria com a Universidade Castelo Branco (UCB). A área de proteção ambiental abriga salas de aulas, laboratórios, clínica veterinária de pequenos animais, além de diversas unidades de criação zootécnica, dentre as quais podemos destacar suinocultura, bovinocultura, avicultura, cunicultura e ranicultura.
Tais criações servem de base a diversos cursos de extensão oferecidos regularmente à comunidade. Também são oferecidos cursos de cunho técnico e de agronegócios, com orientação em marketing e em comercialização das produções.
O curso de Medicina Veterinária da UCB é o único localizado na Zona Norte do Rio, área de alta densidade demográfica, com perfil econômico médio e pouco privilegiado. Trata-se de um espaço de crescente demanda por profissionais da área de saúde, para esclarecimentos sobre doenças transmissíveis ao homem pelos animais e aos animais pelo homem; sobre cuidados básicos de higiene; controle populacional dos animais e controle de vetores, estando tais atividades presentes nas ações dos cursos de extensão para comunidade; entre outras.
Por equipe SNA/RJ