O mercado de frango vivo teve mais um dia de estabilidade nesta quarta-feira (27). Há alguns dias, as principais praças de comercialização têm trabalhado sem grandes movimentações devido ao período do mês em que o consumo é mais lento. Minas Gerais é atualmente a região com maior valor praticado – em R$ 3,10 pelo quilo do vivo. Em São Paulo, a referência é de R$ 2,95/kg há mais de um mês.
O analista da Safras & Mercado, Fernando Henrique Iglesias, aponta que mesmo com os altos custos de produção e os embarques positivos, a produção elevada têm impedido que o mercado registre melhora nas cotações nas granjas. “Sem a redução no alojamento não haverá condições dos preços subirem a ponto de recuperar as receitas da atividade”, considera Iglesias.
Por outro lado, a Scot Consultoria explica que com a crise econômica, a população tem optado pela carne de frango, por ser uma opção mais acessível diante de outras proteínas. Com isso, o mercado tem começado a ter uma certa regulação da oferta de animais.
Além disto, a crise de abastecimento do milho tem causado ainda mais problemas ao setor, que depende do cereal para a ração nas granjas. “Vendo todo esse cenário acredito que as empresas devem estar pensando em compras antecipadas e formação de estoques”, analisa.