Em almoço realizado em 19/05, a Sociedade Nacional de Agricultura prestou homenagem ao presidente da Academia Brasileira de Medicina Veterinária (ABRAMVET), Milton Thiago de Mello, que completou em janeiro último cem anos de vida.
Durante o encontro, o presidente da SNA, Antonio Alvarenga, destacou a “invejável vitalidade” do presidente da ABRAMVET e sua disposição em participar de congressos e palestras no exterior. “É a pessoa mais ativa que eu conheço”, afirmou Alvarenga.
Ao agradecer a homenagem, Thiago de Mello, que recebeu elogios de todos os presentes, afirmou que “a SNA é uma instituição que muito contribui para a economia brasileira”, e reconheceu que “grande parte do PIB nacional está bem representado pelos membros da casa”.
Por ocasião do almoço, o presidente da ABRAMVET divulgou seu mais recente livro, “O Poste de Cozumel”, onde relata diversas passagens de sua vida, desde a infância à carreira profissional, e falou sobre sua recente viagem à Portugal, onde recebeu o diploma de membro brasileiro da Academia de Ciências de Lisboa.
QUESTÃO AMBIENTAL
Presente ao encontro, o vice-presidente da ABRAMVET e chefe do Centro de Primatologia do Rio de Janeiro, Alcides Pissinatti, falou sobre a carência na formação profissional em diversas áreas, incluindo aquelas que se relacionam com o meio ambiente, como a biologia, a veterinária e a agricultura.
“A questão ambiental é vista por algumas figuras governamentais como um fator que impede o progresso do Brasil, quando na verdade é ao contrário. Precisamos de conhecimento a respeito para que possamos ter um alicerce que nos conduza na tomada de decisões a respeito dos riscos que temos de lidar em determinadas situações em nosso trabalho”.
PRESENÇAS
Também compareceram à ocasião, entre outros, Antonio Alvarenga, presidente da SNA; Cristina Baran, editora da revista A Lavoura; Paulo Protásio, diretor da SNA; José Felipe Monteiro, fotógrafo naturalista, e Luiz Otávio Pires Leal, membro da ABRAMVET e editor da revista Animal Business Brasil.
CARREIRA
Considerado o mais antigo veterinário em atividade no Brasil, Thiago de Mello lecionou em diversos países, inclusive na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e prestou consultoria a organismos internacionais, como a Organização da Nações Unidas (ONU) e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).
Nascido no Rio de Janeiro, dedicou mais de 80 anos de sua vida à profissão veterinária. Além disso, atuou de forma ativa na pesquisa e análise de temas relacionados ao bem-estar animal, meio ambiente e animais silvestres, principalmente primatas, na Universidade de Brasília, onde foi Decano de Pesquisas e Pós-Graduação.
Por Equipe SNA/RJ