Na presença de autoridades o chefe-geral da Embrapa Gado de Corte (SP), Cleber Oliveira Soares, abriu na manhã desta quarta-feira, 9 de março, a 11ª edição da Dinâmica Agropecuária – Dinapec, evento que ao longo dos anos conquistou a confiança de produtores rurais e tem sido considerado um dos mais importantes do setor agropecuário do Estado de Mato Grosso do Sul.
Participaram da solenidade secretários de Estado, representantes do Ministério da Agricultura, chefes de Unidades da Embrapa, o diretor-executivo de Transferência de Tecnologia, Waldyr Stumpf Junior, representando o presidente da Embrapa Maurício Lopes e o governador do Estado de MS, Reinaldo Azambuja, que elogiou a iniciativa da empresa.
“Pelo alcance que a feira proporciona ao transferir tecnologias seguras e de qualidade aos produtores onde eles podem melhorar a qualidade de sua produção, a Embrapa está de parabéns”, declarou.
Na ocasião foi lançado o livro: “Carrapatos – protocolos e técnicas para estudo”, apresentado o “Aplicativo Sumário de Touros Nelore – Geneplus Embrapa”, assinado contrato de cooperação técnica entre a Embrapa e a Connan – Cia Nacional de Nutrição Animal, assinada a declaração de interesses entre o Estado de MS a Embrapa e a Wri Brasil sobre o Programa Estado Carbono Neutro e a formatura de nove alunos do Programa Agroescola.
O encerramento foi feito pelo diretor da Embrapa, Waldyr Stumpf, que elogiou a parceria da Dinapec com a Famasul, considerada pelo Chefe-Geral da Unidade “um marco especial deste ano pelo fato de a entidade ser a correalizadora do evento, onde juntas organizaram roteiros, visitas e tecnologias o que demonstra um alinhamento da Embrapa com a classe produtora e um vínculo direto com a produção e incremento do agronegócio”.
909
OPORTUNIDADE
Para o diretor de Transferência de Tecnologia Waldir Stumpf que enalteceu o evento destacando sua importância para a classe produtora, “a Dinapec é uma oportunidade que nós temos de mostrar para a sociedade o que a Embrapa está fazendo para poder levar as soluções tecnológicas ao setor produtivo”.
Após a abertura os convidados seguiram para uma visita ao espaço da Dinapec, instalada em uma área de 30 hectares com vários estandes onde se desenvolverão os roteiros e as oficinas. Serão três dias (9,10,11) de exposição de tecnologias com apresentações de 15 temas de roteiros e 10 oficinas práticas totalizando mais de 40 tecnológicas.
A Dinapec é voltada para produtores rurais, agricultores familiares, empresários ligados ao agronegócio, pesquisadores, técnicos e profissionais da agropecuária, professores e estudantes de escolas técnicas rurais e universidades de todo o Brasil. Está sendo realizada na sede da Embrapa com entrada gratuita. Os temas dos roteiros e das oficinas podem ser conhecidos pelo site https://www.embrapa.br/dinapec-2016 ou pelos panfletos distribuídos na unidade.
A Dinapec é uma realização da Embrapa e do Sistema Famasul e a coordenação está a cargo da pesquisadora Thais Basso Amaral e do analista Websten Cesário, ambos da Embrapa. Paralelamente à Dinapec acontece nesta quinta, 10 de março, a partir das 13h30 sob a coordenação da Famasul, a assembleia dos presidentes dos Sindicatos Rurais do Mato Grosso do Sul e na sexta-feira (11), das 13 às 17 horas, sob o comando do Senar-MS, a reunião da Missão Técnica do Programa ABC Cerrados em Mato Grosso do Sul, ambas no auditório Nelore.
Fonte: Embrapa Gado de Corte (SP)