Jardins do Rio – II Mostra de plantas ornamentais de Guaratiba

Mostra que reúne produtores de plantas ornamentais da região terá projetos de paisagistas, oficinas gratuitas de arranjos florais e degustação dos deliciosos pratos dos polos gastronômicos da região. Foto: Divulgação.

O cenário não poderia ser mais charmoso. Na Ilha de Guaratiba, importante cinturão verde localizado junto ao Parque Estadual da Pedra Branca, na Zona Oeste do Rio, o Polo de Plantas Ornamentais de Guaratiba realiza nos dias 1, 2 e 3 de abril a segunda edição do evento Jardins do Rio, que reunirá os produtores locais em um espaço ao ar livre, bonito e agradável, onde também estarão expostos oito ambientes criados por paisagistas convidados. Os visitantes da mostra poderão provar as delícias produzidas pelos restaurantes dos tradicionais polos gastronômicos de Barra e Pedra de Guaratiba.

Com entrada franca, Jardins do Rio – II Mostra de Plantas Ornamentais de Guaratiba contará com estandes de exposição e comercialização de 30 produtores locais. É um evento que combina negócios e lazer, feito para atrair profissionais que trabalham com plantas e paisagismo, e, também, para oferecer ao carioca uma opção de entretenimento.

O palco do encontro é um belíssimo espaço verde em Ilha de Guaratiba, com estacionamento próprio, a trinta minutos da Barra da Tijuca. O evento proporcionará também opções de lazer, como visitas guiadas ao Sítio Burle Marx, espaços de convivência para jovens e adultos, programação cultural, e mostra de artesanato local. No primeiro dia do evento, profissionais do ramo e estudantes das escolas da região farão visitas guiadas ao evento.

O polo

No centro da iniciativa, estão os cerca de 300 produtores rurais de Guaratiba, organizados em torno do Polo de Plantas Ornamentais, que integra o Programa POLOS DO RIO, da Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico Solidário, da Prefeitura do Rio. A produção de plantas ornamentais na região tem origem na década de 50, por influência do conceituado paisagista Roberto Burle Marx, que viveu na região e cujo sítio atualmente é referência mundial em termos de pesquisa no tema.

“Um dos principais objetivos do evento é consolidar e reforçar a atividade de produção de plantas ornamentais em Guaratiba. O conceito de desenvolvimento local busca o crescimento socioeconômico sustentável da região e consequentemente do produtor, que tem a vantagem de preservar o seu modo de vida e de desenvolver as atividades de sua vocação para gerar renda, obtendo acesso ao mercado e gerando emprego na região”, explica o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Solidário, Fabiano Horta.

Este conceito é a base de trabalho da Rural Guaratiba, associação que representa os produtores do Polo de Plantas Ornamentais de Guaratiba, no sentido de dar poder ao produtor para se proteger contra a pressão que vem sofrendo em função da expansão urbana, ameaçando a sua permanência na região e a continuidade do seu modo de vida.

A defesa e fixação do produtor na região tem forte relação com o desenvolvimento econômico sustentável, bem como com a preservação do meio ambiente, que representa um grande patrimônio social, já que a região é considerada como o principal pulmão verde da cidade do Rio de Janeiro. A atividade na região funciona como uma espécie de cinturão de proteção ao Parque Estadual da Pedra Branca, importante unidade de proteção ambiental do Estado.

Jardins do Rio será a oportunidade de expor a rica e belíssima variedade de plantas ornamentais cultivadas na região, que é vendida para todo o país, gerando emprego e renda para cerca de 2 mil pessoas. Na cadeia produtiva deste polo, estão fornecedores, empresários e artistas que trabalham com plantas ornamentais – arquitetos, paisagistas, decoradores, jardineiros, escultores, artesãos, pintores, artistas contemporâneos, fabricantes de móveis para jardim e os restaurantes da região.

Atrações

  • Exposição de Plantas – Exposição e venda de mudas e de plantas ornamentais, das mais variadas espécies, cultivadas em Guaratiba.
  • Paisagem Carioca – Um evento dentro do evento. Oito escritórios de paisagismo ocuparão recantos da área para mostrar projetos ou exibir arranjos criados para as plantas dos produtores de Guaratiba
  • Espaço Gourmet – Contando com a presença dos restaurantes que integram os Polos Gastronômicos dos bairros vizinhos de Barra de Guaratiba e Pedra de Guaratiba, será possível degustar as iguarias de frutos do mar da tradicional culinária local.
  • Mobiliário e Artesanato Onde tem jardim, tem mesa, cadeira, sofá, poltrona, balanço, em vime, vidro, madeira, aço ou alumínio. O visitante escolhe como compor o seu jardim ou varanda.
  • Palestras e Oficinas gratuitas – Ao longo do evento, serão ministradas palestras sobre plantas, jardins, paisagismo e ecologia e oficinas de arranjos florais, paredes verdes e origami.
  • Entretenimento e cultura local – Além de visitas guiadas ao Sítio Burle Marx, tombado pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, serão promovidos passeios que darão a oportunidade de os visitantes conhecerem as belezas de Guaratiba, um dos bairros mais antigos do Rio de Janeiro, deixando os visitantes encantados com a região.

Serviço:

Jardins do Rio – II Mostra do Polo de Plantas Ornamentais de Guaratiba

Data e horários de funcionamento: de 1º a 3 de abril, das 9h às 18h – Local: Espaço Galeria Jardim (Sítio Meio do Mato), Estrada da Ilha 200, Ilha de Guaratiba – Entrada franca – Estacionamento no local

As inscrições para as oficinas e palestras poderão ser feitas pelo site jardinsdorio.rio, onde também está disponível a programação completa do evento.

 

Fonte: Jardins do Rio.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp