Boi/CEPEA: preços da arroba e da carne seguem firmes em SP
Os preços do boi gordo e da carne têm se mantido firmes no correr de outubro em São Paulo. Pesquisadores do CEPEA indicam que, apesar da demanda interna moderada, a baixa oferta de animais para abate segue sustentando os valores da arroba e da carne em patamares superiores aos de um ano atrás.
Desde o início deste mês, a carcaça casada bovina comercializada no atacado da Grande São Paulo se valorizou 0,73%, a R$ 9,71/kg (à vista, CDI) nessa quarta-feira, 14 – frente ao mesmo dia do ano passado, a alta é de 18,4%, em termos nominais. Por sua vez, o Indicador ESALQ/BM&FBovespa do boi gordo (estado de São Paulo) registra alta de 1,83% na parcial de outubro e de 11,16% em um ano, a R$ 147,30 na quarta.
Suínos/CEPEA: cotações recuam na 1ª quinzena de outubro
Os preços do suíno vivo e da carne encerram a primeira quinzena de outubro em queda, contrariando o movimento de alta observado no mesmo período de anos anteriores. Pesquisadores do CEPEA destacam, no entanto, que, em agosto e setembro, os valores registraram fortes altas, e os recuos de agora representam certa acomodação dos preços. O movimento recente de queda foi acentuado também pelas exportações abaixo do esperado em setembro, devido à greve dos fiscais agropecuários.
No mercado doméstico, diante dos valores reajustados, o consumidor começa a limitar as compras desta carne. Para os próximos dias, a expectativa de agentes consultados pelo CEPEA é que a liquidez no mercado de suíno vivo volte a aumentar. Além da normalização dos embarques, frigoríficos devem elevar as compras de animais para abate, visando principalmente à formação de estoques para as festividades de fim de ano.
Fonte: Cepea/Esalq