Soja/CEPEA: clima beneficia plantio em muitas regiões
As condições climáticas estão favoráveis ao cultivo de soja no Brasil. No Paraná, produtores que semearam em solo seco foram beneficiados pelas chuvas da semana passada. No oeste do estado, cerca de 40% da área prevista já foi semeada. Em Mato Grosso do Sul, as chuvas também favoreceram o avanço do plantio. Já em Mato Grosso, o cenário é preocupante.
As chuvas esparsas dos últimos dias não foram suficientes. Produtores consultados pelo CEPEA ainda aguardam por chuvas mais volumosas, que estão previstas para os próximos dias no estado. Apenas produtores que possuem sistema de irrigação avançaram com o plantio. Esse quadro tem preocupado especialmente aqueles sojicultores com contratos para entrega entre janeiro e fevereiro de 2016.
Nos Estados Unidos, o clima está favorecendo a colheita do grão. Assim, com a entrada da nova safra norte-americana, a demanda pelo grão brasileiro diminuiu, fazendo com que as cotações registrassem ligeiras quedas em algumas praças. Por outro lado, aumentou a procura por óleo de soja tanto para a produção de biocombustível quanto para exportação, o que amenizou as quedas do grão no Brasil.
Milho/CEPEA: alta em setembro chegou perto dos 20%
Produtores consultados pelo CEPEA comemoram a expressiva alta nos preços do milho. Com a forte valorização cambial, vendedores seguem restringindo suas ofertas ao mercado spot e priorizam as negociações com o externo. Em setembro, o milho acumulou valorização expressiva em todas as regiões acompanhadas pelo CEPEA.
Na média, o aumento foi de 16% no mercado de balcão (preço recebido pelo produtor) e de 18,3% no de lotes (negociações entre empresas). No ano, a valorização chega a 14,6% no balcão e a 16,6% no de lotes.
Nas últimas safras, o Brasil vem se consolidando entre os principais exportadores mundiais de milho. Em setembro, as exportações atingiram 3.45 milhões de toneladas exportadas, segundo a Secex.
Fonte: Cepea/Esalq