Frango, ovo, milho e inflação em agosto de 2015

A primeira impressão que fica ao se analisar a tabela que acompanha o gráfico abaixo é a de que frango, ovo e milho tiveram excelente desempenho no mês, nos oito primeiros meses deste ano ou, ainda, nos doze meses decorridos entre setembro de 2014 e agosto de 2015. Porque, quase sem exceção, os três produtos registram evolução de preço superior ao IGP-DI da Fundação Getúlio Vargas tanto no mês, como no ano ou em 12 meses (a única exceção, aqui, é a do milho que, no ano apresenta um incremento de preço inferior ao do IGP-DI).

Os números, porém, mostram apenas meia verdade. No mês, por exemplo, frango, ovo e milho tiveram, sim, evolução de preço superior ao IGP-DI. Mas no tocante à variação no ano, ela só é verdadeira se contraposto o preço médio de agosto passado ao preço médio de dezembro de 2014, sem considerar as altas e baixas (mais baixas do que altas) ocorridas entre janeiro e agosto.

Assim, levado em conta o preço médio dos oito primeiros meses de 2015, chega-se a resultados bem diferentes em relação ao mesmo período de 2014. A variação do frango vivo ficou em apenas 3,86% e, portanto, ficou abaixo do IGP-DI – que só aumentou e, no ano, acumula variação de 5,53%. Já o ovo e o milho tiveram evolução negativa, seus preços médios neste ano ficando, respectivamente, 0,50% e 2,44% abaixo do registrado entre janeiro e agosto de 2014.

Idêntica situação ocorre na análise de 12 meses. Pois ainda que o valor médio de agosto de 2015 tenha apresentado sensível alta em comparação ao que foi registrado em agosto de 2014, a média acumulada no espaço de 12 meses, quando comparada à média dos 12 meses anteriores, aponta resultados desanimadores. Pois, para um IGP-DI anual próximo de 8%, o preço médio do frango vivo evoluiu somente 1,41%, enquanto ovo e milho tiveram, novamente, evolução negativa de preços, recuando, respectivamente, 3,89% e 1,67%. Quer dizer: os ganhos, se existiram, foram momentâneos, não cobrem os prejuízos acumulados anteriormente.

Por fim, em relação à inflação acumulada desde a implantação do real, em 1994, os três produtos continuam com evolução negativa. Assim, frango, ovo e milho fecharam agosto de 2015 com preços que ficaram, respectivamente, 131,62, 269,47 e 197,54 pontos percentuais abaixo dos 481,62% do IGP-DI.

 

GRAF

 

 

Fonte: AviSite

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp