Seminário da ABDE vai debater financiamento da agricultura

Com o Seminário Financiamento do Agronegócio, “também será possível incentivar a criação de novas ferramentas de concessão de financiamento em longo prazo para os produtores e a viabilização de novos instrumentos para a solução dos gargalos do setor”, destaca o secretário-executivo da ABDE, Marco Antonio Lima. Foto: Noel Joaquim Faiad/Divulgação ABDE
Com o Seminário Financiamento do Agronegócio, “também será possível incentivar a criação de novas ferramentas de concessão de financiamento em longo prazo para os produtores e a viabilização de novos instrumentos para a solução dos gargalos do setor”, destaca o secretário-executivo da ABDE, Marco Antonio Lima. Foto: Noel Joaquim Faiad/Divulgação ABDE

Promover uma discussão ampla de quem financia a agricultura com quem desenha as políticas públicas do setor. Este será o principal tema a ser debatido durante o Seminário Financiamento do Agronegócio, promovido pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), com patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O evento, que será realizado entre os dias 30 e 31 de julho, no Hotel Kubitschek Plaza, em Brasília (DF), envolverá profissionais do agronegócio brasileiro, executivos e técnicos das instituições financeiras de desenvolvimento.

“O agronegócio e a agricultura familiar têm importância fundamental na economia do País. Na oportunidade, também serão apresentados os resultados do Programa de Agricultura de Baixo Carbono (ABC), que tem mobilizado os associados, por meio de treinamentos para análise e construção de projetos. É uma ação fundamental para melhorar as condições ambientais na produção agrícola”, destaca Marco Antonio de Araujo Lima, secretário-executivo da ABDE.

Segundo Lima, um dos objetivos do encontro será “promover o debate e estimular a reflexão do que pode ser feito por meio de novas práticas e pela disseminação de boas ações já implementadas entre as instituições financeiras”.

“Também será possível incentivar a criação de novas ferramentas de concessão de financiamento em longo prazo para os produtores e a viabilização de novos instrumentos para a solução dos gargalos do setor, seja por meio da atuação das instituições financeiras de desenvolvimento, bancos cooperativos e demais associados da ABDE (são 30 instituições), mas também com o apoio da Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) e dos bancos privados.”

O secretário-executivo da Associação diz ainda acreditar que o Brasil precisa de mais diálogo, de mais diálogo sobre o desenvolvimento sustentável do País, seja ele ambiental, social ou econômico. “Essa é a determinação da diretoria e do conselho da ABDE.”

O EVENTO

Durante o Seminário Financiamento do Agronegócio também estará em pauta o Plano Safra 2015/16 e o futuro do campo para os próximos 20 anos, contando com apresentações da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

De acordo com a ABDE, estarão presentes os principais gestores de políticas públicas do segmento: Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Desenvolvimento Agrário e do Meio Ambiente, e representantes dos bancos de desenvolvimento e agências de fomento, além da Organização das Cooperativas Brasileiras, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), BRF, BID, Febraban, Gradual Investimentos, GV Agro, Sicredi, Banco de México, Abrapa, EY, Aprosoja Brasil, Embrapa e Ipea.

Ainda no seminário, o papel do cooperativismo será debatido por dois maiores Sistemas Cooperativos do Brasil – Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) e Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) – e com um case do FIRA (Banco do México), que dispõe de conjunto de fundos de apoio e fomento à agricultura, agroindústria e pecuária.

As inscrições para o Seminário Financiamento do Agronegócio podem ser feitas até dia 22 de julho pelo site www.abde.org.br. Mais informações, envie e-mail para gedes@abde.org.br.

Por equipe SNA/RJ

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp