No próximo dia 4 de maio, a Rede BiogásFert promove o workshop “A relação do biogás com a agricultura, pecuária e agroindústria”. Durante todo o dia, vão ser discutidos os avanços na cadeia do biogás no Brasil. O evento acontece na Embrapa Solos, no Rio de Janeiro (RJ), e também servirá para aproximar e fortalecer a rede de parceiros envolvidos no assunto.
A Rede BiogásFert (www.cnpsa.embrapa.br/biogasfert) tem como objetivo gerar tecnologias para produção e uso de biogás e biofertilizantes a partir do tratamento de dejetos animais no âmbito do plano ABC. A Rede é uma parceria entre Embrapa, Itaipu Binacional e outras nove instituições.
A liderança é da Embrapa Suínos e Aves, unidade descentralizada da empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil e localizada em Concórdia (SC).
O evento é destinado a estudantes, pesquisadores, professores e técnicos de empresas públicas e privadas que trabalham com o tema. As inscrições são gratuitas. Contatos pelo e-mail cnpsa.eventos@embrapa.br.
O workshop faz parte da programação pré-Sigera, Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de Resíduos Agropecuários e Agroindustriais, que acontece no Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, de 5 a 7 de maio.
Programação
Data: 4 de maio de 2015
Local: Embrapa Solos (rua Jardim Botânico, 1.024, bairro Jardim Botânico, Rio de Janeiro-RJ)
9h: Abertura e coordenação das atividades – Juliano C. Corrêa (Coordenador da Rede BiogásFert – Embrapa Suínos e Aves)
9h10: Apresentação da Rede BiogásFert e suas contribuições ao Programa Agricultura de Baixo Carbono – Airton Kunz (Chefe de P&D – Embrapa Suínos e Aves)
9h20: Modelagem espacial do potencial de produção de biogás e fertilizantes orgânicos a partir do tratamento de dejetos animais no Brasil – Jefferson Luiz Gonçalves Silva (Funarbe/CIH)
9h35: Levantamento de plantas de produção de biogás no Brasil para fins energéticos ou MDL – Leidiane Mariani (Unicamp)
9h50: Prospecção de substratos: Esforços para harmonização de metodologias com o “Estudo Interlaboratorial em Digestão Anaeróbia” – Ricardo Steinmetz (Laboratório de Estudos em Biogás – Embrapa Suínos e Aves)
10h05: Discussões/Coffee break
10h35: Produção descentralizada de biogás: Experiências com arranjos em condomínios rurais – Maicon Vendrame (Itaipu Binacional)
10h50: Filtragem de biogás e identificação de equipamentos para geração de energia elétrica, térmica e veicular – Jeferson Toyama (Itaipu Binacional)
11h05: Fertilizantes organominerais granulados a partir da fração sólida de dejetos de animais – Paulo Cesar Teixeira (Embrapa Solos)
11h20: Tratamento do digestato – Marcio Busi (Embrapa Suínos e Aves)
11h35: Emissão de gases de efeito estufa nos arranjos tecnológicos de produção e uso de biogás – Martha Higarashi (Embrapa Suínos e Aves)
11h50: Discussões/Intervalo
14h às 16h: Palestras convidadas
Marco regulatório do biometano no Brasil – Pietro Mendes (ANP)
Articulações com a Agência Internacional de Energia (IEA) em Biogás (Task Force 37) – Cicero Bley Jr. (CI-Biogás ER)
Automação em plantas de biogás – Christian Etzkorn (Awite Bioenergie)
Arranjo para geração de energia elétrica conectada à rede a partir do biogás (Itapiranga-SC) – Marcio Andrade (UFSC)
Biometano para mobilidade urbana – Eduardo Trindade (CI-Biogás ER)
Experiência de integração Lavoura-Pecuária com uso do biodigestor – Jan Haasjes (Chácara Marujo)
16h: Encaminhamentos e encerramento das atividades
Fonte: Embrapa Suínos e Aves (SC)