A área propícia ao cultivo de trigo no Cerrado é estimada em 2 milhões de hectares, com potencial para produção de 6 milhões de toneladas. Para estimular este potencial a Embrapa vai realizar um treinamento básico sobre o cultivo de trigo, no dia 14/04, durante a programação do Tecnoshow Comigo, que acontece na semana de 13 a 17/04, em Rio Verde/GO.
Da área potencial de produção de trigo no Cerrado, apenas 5% é cultivado com o cereal, o que representa menos de 100 mil hectares. Os cultivos abrangem áreas nos estados de Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Bahia.
De acordo com o pesquisador da Embrapa Trigo, Márcio Só e Silva, as pesquisas com trigo na região começaram na década de 1950, mas até hoje a cultura enfrenta diversas lacunas tecnológicas. No momento, estão em desenvolvimento projetos de pesquisa voltados a resolver problemas como tolerância ao déficit hídrico, brusone, ajustes no manejo como adubação, ciclo e ações de transferência de tecnologia que permitam incluir o trigo no sistema de produção do Cerrado.
Durante o treinamento, aberto ao público às 14h no auditório da Embrapa, serão abordados temas como manejo e características das novas cultivares da Embrapa que estão chegando ao mercado; manejo de doenças do trigo; e irrigação na cultura do trigo.
Qualidade Industrial
No Brasil Central o plantio inicia em fins de fevereiro e vai até meados de junho. A colheita acontece em agosto/setembro. A baixa umidade do ar durante o ciclo da cultura diminui a incidência de pragas e doenças. Ainda, a regularidade do clima, com inverno seco, reduz o risco de chuva na colheita, fase crítica para manter a qualidade dos grãos. Historicamente, o trigo no Cerrado apresenta qualidade industrial das classes pão e melhorador, com elevada força de glúten e estabilidade na produção, o que a torna praticamente pré-contratada pelos moinhos da região.
Na apresentação do trigo na Casa da Embrapa, o visitante poderá conhecer as diferenças nos produtos derivados dos grãos produzidos no Cerrado. Os produtos são resultado do trabalho do Moinho Sete Irmãos, parceiro da Embrapa Trigo e Embrapa Cerrados no incentivo à produção de trigo no Cerrado.
Fonte: Agrolink