A Embrapa participa da Expodireto Cotrijal 2015 com 13 unidades da empresa na apresentação de tecnologias para produção animal e vegetal. No dia 9, segunda-feira, acontecem os lançamentos no estande da Embrapa, às 11h. A 16ª edição da Expodireto Cotrijal acontece em Não-Me-Toque (RS), que segue até dia 13 de março.
As cultivares de trigo BRS Marcante, de cevada BRS Korbel e de centeio BRS Progresso serão apresentadas pela Embrapa Trigo como lançamentos da empresa para o mercado de grãos e forragem. O trigo BRS Marcante alia qualidade para panificação, com alto potencial de rendimento de grãos (média 5 mil kg/ha) e resistência a manchas foliares.
A cevada cervejeira BRS Korbel foi desenvolvida pelo programa de melhoramento da Embrapa Trigo em parceria com a FAPA/Agrária e a Ambev, e resulta em excelente qualidade de malte e resistência a oídio. O centeio BRS Progresso foi desenvolvido para a alimentação humana, como alimento funcional de alto teor de fibras, apresentando moderada resistência à ferrugem do colmo, principal doença do centeio.
Quatro variedades de feijão estarão expostas na Expodireto com orientações de manejo pela Embrapa Arroz e Feijão. As cultivares são BRS Esplendor, BRS Campeiro, BRS Estilo e BRSMG Realce.
Cultivares de milho, sorgo e milheto serão apresentados no campo pela Embrapa Milho e Sorgo. São opções para produção de alimentação animal, por meio de grãos e silagem.
PASTAGENS
Alternativas de espécies forrageiras serão apresentadas pela Embrapa Pecuária Sul, com três cultivares de leguminosas (trevo-branco BRS URS Entrevero, cornichão URS BRS Posteiro e trevo-vesiculoso BRS Piquete) e uma cultivar de gramínea (capim-sudão BRS Estribo).
Na relação com o capim-sudão comum, a BRS Estribo apresenta uma maior produção de forragem, maior perfilhamento, maior proporção de folhas, ciclo mais longo e manejo flexível.
As cultivares da Embrapa Clima Temperado BRS Kurumi (capim elefante anão) e BRS Ponteio (azevém) se destacam pelo alto potencial de produção de forragem com boas características nutricionais. Cultivares de batata doce, batata branca e abóbora poderão ser conferidas na participação da Embrapa Clima Temperado no espaço em parceria com a Emater/RS.
A Embrapa Florestas apresenta estudos sobre a arborização de pastagens, integrando lavoura-pecuária e florestas para aumentar a renda e a produtividade por área. A tecnologia está associada a outros conhecimentos da pesquisa no cultivo de espécies de eucalipto e controle de formigas cortadeiras.
PRODUTOS E SERVIÇOS
A Embrapa Soja traz para a Expodireto quatro tecnologias voltadas a maior vantagem competitiva do produtor, como a coinoculação, além do manejo de pragas e fertilidade do solo. A influência de nutrientes como potássio (K) e fósforo (P) na obtenção de altas produtividades de soja será apresentado ao produtor através de plantas e imagens com orientações técnicas para o correto equilíbrio nutricional.
A tecnologia de coinoculação consiste em combinar a inoculação das sementes com bactérias de Bradyrhizobium para a soja, ou Rhizobium para o feijoeiro com a inoculação com Azospirillum.
O acesso gratuito à informação técnica é o tema da Embrapa Informática Agropecuária, que traz à Expodireto sete sistemas desenvolvidos para auxiliar o produtor no trabalho no campo: Agência Embrapa de Informação Tecnológica, Agritempo, Infoteca-e, Invernada, Sisla, Planeja e Diagnose Virtual.
Tecnologia para eficiência no uso de pulverizadores faz parte do trabalho apresentado pela Embrapa Meio Ambiente através do Bico Pulverizador Pneumático Eletrostático, do software GOTAS e das orientações sobre calibração de pulverizadores.
Alertar para as ameaças fitossanitárias das frutas de clima temperado é o objetivo da participação da Embrapa Uva e Vinho, que vai orientar para a correta identificação de pragas e doenças em pomares de uva, morango, cereja, framboesa, amora, kiwi, pêssego e outras frutas. Também informações sobre o programa de melhoramento de uvas para a menor necessidade de frio na queda de dormência.
SUÍNOS
A Fêmea Suína Embrapa MO25C é o último lançamento da Embrapa Suínos e Aves, desenvolvida para alta produtividade da matriz e qualidade superior da carne, com ganhos em maciez e marmoreio da carne dos suínos de abate. Também estarão disponíveis informações sobre o suíno light, a poedeira colonial e fatores de risco para a contaminação das granjas.
A multiplicação de sementes e mudas e a comercialização dos produtos e serviços é realizada pela Embrapa Produtos e Mercado, que também participa da Expodireto para viabilizar parcerias.
Nesta edição da feira, a Embrapa contará com a equipe da Livraria, através da Embrapa Informação Tecnológica, possibilitando a aquisição de publicações do acervo da empresa.
Fonte: Agrolink com informações de assessoria