Mapa lança site ‘Água na Agricultura’

Novo site do Mapa hospedado, 'Água na Agricultura'
Novo site do Mapa/Embrapa, ‘Água na Agricultura’ traz soluções tecnológicas para o melhor uso da água na produção vegetal e na criação de animais, projetos de pesquisa em andamento que estão buscando maneiras inovadoras e diferentes para captar e armazenar água da chuva nas diferentes formas de irrigação, entre outros temas. Foto: Reprodução

Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu lançou, no dia 11 de fevereiro,  o site “Água na Agricultura” com as principais informações sobre os efeitos da crise hídrica na agricultura brasileira.

“Vamos mostrar como técnicos e produtores rurais poderão fazer uma gestão mais racional da água nas suas propriedades”, diz a ministra. “Graças ao notável trabalho dos nossos técnicos, cientistas e especialistas temos inúmeras informações que vamos compartilhar com os produtores e a sociedade brasileira”, completa.

As informações, que são de extrema relevância, foram organizadas pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), ANA (Agência Nacional de Águas), Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) e Inmet (Instituto Nacional de Metereologia).

“Reunimos uma força-tarefa e vamos prestar informações qualificadas, inéditas e de utilidade pública à sociedade brasileira”, resume a ministra.

Além de soluções tecnológicas para o melhor uso da água na produção vegetal e na criação de animais, o novo site relaciona projetos de pesquisa em andamento que estão buscando maneiras inovadoras e diferentes para captar e armazenar água da chuva nas diferentes formas de irrigação.

Outro destaque é o link “Observatório Safra 2014/2015”, que traz informações inéditas, com análise dos impactos atuais e potenciais da crise hídrica sobre a agricultura e o abastecimento de alimentos no Brasil. 

DETALHES

O site conta com as seguintes abas: Inicial (home da ferramenta); Observatório Safra 2014/2015 (informações sobre o monitoramento da safra, precipitações e condições do clima); Perguntas e Respostas (dados sobre as principais dúvidas relacionadas à questão hídrica); Soluções Tecnológicas (apresenta alguns exemplos de serviços, sistemas e tecnologias disponíveis para o enfrentamento da escassez hídrica); Publicações ( material editorial desenvolvido pela Embrapa sobre o tema); Comunicações (notícias e vídeos relacionados ao tema).

A ministra alertou sobre a necessidade de se diferenciar o que está sendo afetado pela seca e o que é afetado pela sazonalidade. Ela utilizou o exemplo do tomate, que tem a produção prejudicada pelas chuvas do início do ano e por consequência, sofrem aumentos no preço.  Segundo ela, o hot site terá atualização constante e deve se tornar um instrumento de referência para a utilização da água na agricultura.

O site está hospedado no endereço https://www.embrapa.br/agua-na-agricultura.

Fonte: Ministério da Agricultura

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp