Nesta quarta-feira (5), o Tribunal de Contas da União entregou o Grande-Colar do Mérito do TCU ao presidente da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (Faesp), Fábio de Salles Meirelles. Também receberam a honraria o matemático e pesquisador Artur Ávila Cordeiro de Melo, a imortal da Academia Brasileira de Letras Cleonice Berardinelli, a presidente e diretora-executiva da Associação das Pioneiras Sociais, Lúcia Willadino Braga, e o escritor João Ubaldo Ribeiro (in memorian).
Ao discursar em nome dos homenageados, Fábio Meirelles salientou que “o futuro de nossa nação está nas mãos de cada homem e de cada mulher que desenvolve sua atividade, que cumpre seu papel com energia, dedicação e em busca do bem comum e da formação de uma coletividade próspera e fraterna”.
O ministro José Múcio traçou um paralelo entre a contribuição feita pelos homenageados, em diferentes áreas, à sociedade brasileira e a filosofia praticada pelo TCU. “Assim como o lema do tribunal é ‘fiscalização a serviço da sociedade’, o dos nossos agraciados poderia ser bem resumido em: ciência, empreendedorismo e literatura a serviço da sociedade”, pontuou.
Para o presidente do TCU, ministro Augusto Nardes, as riquezas materiais não são o maior capital de uma nação, “mas a capacidade e qualidade de sua gente”.
O ministro emérito do TCU, Valmir Campelo, recebeu a medalha de 50 anos de serviço público durante a cerimônia.
Por Equipe SNA/RJ