
O livro “Consórcio Milho-Braquiária”, recém-lançado pela Embrapa, traz informações atualizadas sobre a tecnologia adotada em diversas regiões do Brasil.
A publicação, que tem como editor técnico Gessí Ceccon, engenheiro agrônomo e analista da Embrapa Agropecuária Oeste, traz vários aspectos como as características que devem ser observadas para escolher a espécie de forrageira mais adequada ao consórcio com o milho.
São oito capítulos e 175 páginas, escritos por 23 pesquisadores de instituições de pesquisa, como Embrapa, Instituto Agronômico de Campinas, USP/Esalq, Unesp e Universidade Estadual de Maringá, que contribuíram para esta publicação.
O primeiro capítulo fala da história de sucesso da tecnologia no Brasil; o capítulo seguinte traz as modalidades e métodos de implantação; o capítulo três fala da identificação e características de forrageiras perenes; o quatro aborda o manejo de plantas daninhas; o cinco informa sobre o risco climático do consórcio em Mato Grosso do Sul; o seis é sobre adubação do milho safrinha em consórcio; o capítulo sete fala dos cuidados em áreas com nematoide; e o último capítulo mostra a viabilidade econômica a sucessão consórcio milho-braquiária/soja/milho safrinha.
“Mesmo sendo um assunto antigo, muitas informações recentes foram geradas pela pesquisa e validadas em lavouras de agricultores sobre diversos aspectos relacionados ao consórcio milho-braquiária, de forma a permitir uma tomada de decisão segura pelo produto rural ao optar por sua implementação”, diz o chefe geral da Embrapa Agropecuária Oeste, o pesquisador Guilherme Lafourcade Asmus.
Fonte: Embrapa