Exportações brasileiras de frango devem atingir novo recorde em 2025

As exportações brasileiras de carne de frango devem superar a soma do volume exportado pelos EUA e pela União Europeia – Foto: Canva

As exportações do agronegócio brasileiro movimentaram em setembro a marca recorde de US$ 14,19 bilhões, uma alta de 3,6% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados do Ministério de Agricultura e Pecuária (MAPA).

Um dos setores que tem se destacado, em termos de embarques, é o da carne de frango. O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) estima que o Brasil deve ter um aumento de 3% nas exportações deste ano e outros 2% de incremento em 2025, totalizando 5 milhões de toneladas, englobando apenas o produto in natura, porém sem incluir o volume relativo (pés de frango). Esse número vai representar um pouco além dos 36% das exportações mundiais.

Levando em conta as estimativas do USDA para este ano, as exportações brasileiras de carne de frango devem conquistar um feito inédito ao superarem a soma do volume exportado pelos EUA e pela União Europeia, que somarão 35,64%, enquanto as brasileiras chegarão a 36,10%.

Fatores

A combinação de fatores como status sanitário (livre de doenças), mercado orientado para a exportação e diversidade de produtos, bem como por preços competitivos, podem ter impulsionado a expansão das exportações de carne de frango.

A Tailândia possui aspetos semelhantes aos do Brasil neste setor, por isso também já é esperado que atinjam novos recordes no embarque do produto.

Exportações mundiais

Após dois anos de comércio praticamente estagnado, as exportações mundiais de carne de frango deverão ter uma elevação de 2% em 2025, atingindo um recorde de 13,8 milhões de toneladas. Esse crescimento tende a ser sustentado pelo Brasil, embora haja vários fornecedores importantes.

Por Larissa Machado
larissamachado@sna.agr.br
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp